Equipe do Plano Diretor ouve população de Aldeia São João
Como parte do processo de construção do Plano Diretor de Porto Murtinho, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS e a Universidade Católica Dom Bosco- UCDB realizaram, nesse dia 10 de dezembro, a Leitura com a Comunidade com a população da Aldeia São João, visando colher subsídios para o Projeto do Plano. Dessa forma ficou garantida a participação efetiva dos cidadãos do territórios que compreende a grande reserva Kadiwéu, onde também foram ouvidos os moradores da Aldeia Alves de Barros há mais de 300 KM da sede do município.
Esse trabalho de campo teve a orientação do Professor Antônio Hilário Urquiza, a coordenação de campo da Antropóloga e Pesquisadora Jéssica Maciel de Souza, colaboração dos auxiliares de pesquisa e bolsistas do projeto os graduandos/ pós graduandos: Júlia Cavalheiro Montes, Karoline Magalhães Barbosa, Luiz Augusto Lucas da Silva e Lívia Elena Cunha Laura. Lá foram aplicados 40 questionários preparados especialmente para essa população. O instrumento de coleta de dados foi elaborado, testado e validado previamente e se caracteriza apenas para os moradores das Aldeia Indígenas, em especial por estarem muito distantes da sede do município. O trabalho teve apoio ainda de bolsista vinculados a outros projetos coordenados pelo professor Hilário, Andréa Lúcia Canavarro Rodrigues.
Para garantir a mesma participação dos moradores da sede do município, a equipe das Universidades produziu uma versão eletrônica do questionário, que vem sendo respondido pelos cidadãos desde o dia 27 de novembro último. Até o dia 10 de dezembro quase 300 pessoas que moram na cidade responderam o questionário via eletrônica, opinando e colocando sua visão do município. O formulário continua à disposição da comunidade acessando o link abaixo:
https://forms.gle/NqATFSmMqv8kVMLPA
Ao clicar nesse link, de maneira rápida e com muita facilidade, o morador poderá expressar sua opinião sobre o município, colocando sua visão de como ele se encontra e, como deseja que ele seja projetado a organização para os próximos anos, levando em conta o seu iminente crescimento com a chegada dos Portos, da Rota Bioceânica e de outros empreendimentos. A meta é ter cerca de 400 pessoas respondendo as questões.
Sempre é importante registrar que todo esse esforço nasce da iniciativa do município de Porto Murtinho, por meio da Prefeitura Municipal, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e Ministério das Relações Exteriores -MEX, sendo que coordenação administrativa dos recursos repassados pelo MDR está a cargo da Fundação de Apoio a Pesquisa Ensino e Cultura – FAPEC, contratada pela UFMS para esse trabalho.
Edição: Antonio José Angelo Motti , Coordenador de Campo do projeto.