Esta publicação tem por objetivo da visibilidade para todo o trabalho desenvolvido, contendo os principais aspectos extraídos em cada uma das estratégias escolhidas, servindo, portanto como um registro oficial do Processo de Implantação das dez primeiras Escolas de Conselhos do Brasil, incluindo, ainda as diretrizes para a criação da futura Matriz Metodológica de formação de conselheiros, elaboradas com a participação dos os envolvidos no terceiro no financiamento e na execução.
Autor: Antonio josé Angelo Motti, Leandro Beia Fernandes, Lynara Ojeda de Souza
Ano: 2015
ISBN: 978-85-7613-502-9
Expansão do PAIR em Mato Grosso do Sul:
Descrição
Esta publicação é mais um volume da série Escola de Conselhos, retrata a experiência de implantação e expansão do PAI no Estado de Mato Grosso do Sul, que ocorreu no período de 2006-2010 e abrangeu 11 municípios: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Campo Grande, Caracol, Dourados, Ladário, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas.
Autor: Antonio José Ângelo Motti et al.
Ano: 2013
ISBN: 978-85-7613-415-2
Capacitação de conselheiros: retratos de uma experiência em Mato Grosso de Sul de 2008 a 201:
Descrição
Esta publicação, mais um volume da série Escola de Conselhos, retrata a produção de professores e cursistas do Curso de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, realizado no período de julho de 2008 a dezembro de 2009, reunindo mais de 20 professores e 200 cursistas conselheiros, representando 73 municípios de Mato Grosso do Sul. A Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi fruto de uma ampla parceria com o Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantiu os recursos financeiros para essa realização. De igual importância foi a colaboração do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e das prefeituras municipais, oportunizaram a participação de seus conselheiros.
Autor: Antonio José Angelo Motti et al.
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7613-387-2
Adolescente em conflito com a lei: fundamentos e práticas da socioeducação
Descrição
Esta publicação é resultante do Projeto Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso do Sul que vem sendo desenvolvido pela Escola de Conselhos da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2008, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e cooperação com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul .
Autor: Paulo C. Duarte Paes e Sandra Maria Francisco de Amorim (org.)
ISBN: 978-85-7613-376-6
Ano: 2012
Avaliação do processo de implantação do PAIR
Descrição
O PAIR constitui-se em uma metodologia de articulação de políticas e de intervenção de redes, assentada na Doutrina da Proteção Integral da criança e do adolescente, tendo por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A materialização dessa metodologia se deu mediante um conjunto integrado de ações estratégicas, inicialmente desenvolvidas em seis unidades da federação e alcançando os municípios de Rio Branco-AC, Manaus-AM, Feira de Santana-BA, Corumbá-MS, Campina Grande-PB e Pacaraima-RR. Após dois anos de implantação nos municípios-piloto, o Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite formulado pela SEDH, propôs e está concluindo a execução do projeto “Disseminação da Metodologia do PAIR através das Universidades”. A presente publicação é um dos produtos desse projeto, e tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na avaliação, realizada pelas universidades parceiras, da metodologia do PAIR nos seis municípios-piloto onde o programa foi inicialmente implantado.
Autor: Sandra Maria Francisco Amorim, Maria de Lourdes Jeffery Contini e Eduardo Ramirez Meza (org.)
ISBN: 978-85-7613-143-4
Ano: 2008
Infância e juventude: desafios para o século XXI
Descrição
Obra inaugural da série Escola de Conselhos, que trata de um tema delicado e da mais alta importância para a vida brasileira: a construção da cidadania da Criança e do Adolescente.
Autor: Edson Silva e Ângelo Motti (coords. da série)
Ano: 1999