Livros da Escola de Conselhos

Esta publicação tem por objetivo da visibilidade para todo o trabalho desenvolvido, contendo os principais aspectos extraídos em cada uma das estratégias escolhidas, servindo, portanto como um registro oficial do Processo de Implantação das dez primeiras Escolas de Conselhos do Brasil, incluindo, ainda as diretrizes para a criação da futura Matriz Metodológica de formação de  conselheiros, elaboradas com a participação dos os envolvidos no terceiro no financiamento e na execução.

Autor: Antonio josé Angelo Motti, Leandro Beia Fernandes, Lynara Ojeda de Souza

Ano: 2015

ISBN: 978-85-7613-502-9

Expansão do PAIR em Mato Grosso do Sul:

Descrição

Esta publicação é mais um volume da série  Escola de Conselhos, retrata a experiência de implantação e expansão do PAI no Estado de Mato Grosso do Sul, que ocorreu no período de 2006-2010 e abrangeu 11 municípios: Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Campo Grande, Caracol, Dourados, Ladário, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho e Três Lagoas.

Autor: Antonio José Ângelo Motti et al.

Ano: 2013

ISBN: 978-85-7613-415-2

Capacitação de conselheiros: retratos de uma experiência em Mato Grosso de Sul de 2008 a 201:

Descrição

Esta publicação, mais um volume da série Escola de Conselhos, retrata a produção de professores e cursistas do Curso de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, realizado no período de julho de 2008 a dezembro de 2009, reunindo mais de 20 professores e 200 cursistas conselheiros, representando 73 municípios de Mato Grosso do Sul. A Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi fruto de uma ampla parceria com o Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantiu os recursos financeiros para essa realização. De igual importância foi a colaboração do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e das prefeituras municipais, oportunizaram a participação de seus conselheiros.

Autor:  Antonio José Angelo Motti et al.

Ano: 2012

ISBN: 978-85-7613-387-2

Adolescente em conflito com a lei: fundamentos e práticas da socioeducação

Descrição

Esta publicação é resultante do Projeto Formação Continuada dos Profissionais do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso do Sul que vem sendo desenvolvido pela Escola de Conselhos da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2008, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e cooperação com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul .

Autor: Paulo C. Duarte Paes e Sandra Maria Francisco de Amorim (org.)

ISBN: 978-85-7613-376-6

Ano: 2012

Avaliação do processo de implantação do PAIR

Descrição

O PAIR constitui-se em uma metodologia de articulação de políticas e de intervenção de redes, assentada na Doutrina da Proteção Integral da criança e do adolescente, tendo por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A materialização dessa metodologia se deu mediante um conjunto integrado de ações estratégicas, inicialmente desenvolvidas em seis unidades da federação e alcançando os municípios de Rio Branco-AC, Manaus-AM, Feira de Santana-BA, Corumbá-MS, Campina Grande-PB e Pacaraima-RR. Após dois anos de implantação nos municípios-piloto, o Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atendendo ao convite formulado pela SEDH, propôs e está concluindo a execução do projeto “Disseminação da Metodologia do PAIR através das Universidades”. A presente publicação é um dos produtos desse projeto, e tem como objetivo apresentar os resultados obtidos na avaliação, realizada pelas universidades parceiras, da metodologia do PAIR nos seis municípios-piloto onde o programa foi inicialmente implantado.

Autor: Sandra Maria Francisco Amorim, Maria de Lourdes Jeffery Contini e Eduardo Ramirez Meza (org.)

ISBN: 978-85-7613-143-4

Ano: 2008

Infância e juventude: desafios para o século XXI

Descrição

Obra inaugural da série Escola de Conselhos, que trata de um tema delicado e da mais alta importância para a vida brasileira: a construção da cidadania da Criança e do Adolescente.

Autor: Edson Silva e Ângelo Motti (coords. da série)

Ano: 1999

 

 

Consolidando a experiência do PAIR

Descrição

A presente publicação, além da Avaliação dos Gestores Municipais, traz todo o registro de desenvolvimento do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à
Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR), tendo por referência o seu percurso metodológico, com o objetivo de contribuir com o processo de informação e formação dos atores que integram as redes de atenção para que atuem de forma competente e qualificada no  campo da proteção das crianças e adolescentes que vivenciaram situações de violência
sexual.

Autor: Antonio José Angelo Motti, Maria de Lourdes Jeffery Contini e Sandra Maria Francisco de Amorim (orgs.)

Ano: 2008

ISBN: 978-85-7613-142-7

Violência sexual contra crianças e adolescente na cidade de São Paulo: enfrentamento e crítica (caderno de textos)

Descrição

Este livro registra um recorte da realidade da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes na cidade de São Paulo, dentro de um recorte temporal que poderá balizar a adoção de medidas objetivas e concretas para o recrudecimento das situações identificadas extratificadas numa agenda construída de forma coletiva, tendo como autores dessa proposição os principais  e estratégicos atores dos serviços de atenção, proteção de defesa aos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Autor: José Leon Crochik e Aline Mossmann Fernandes (orgs.)

Ano: 2011

ISBN: 978-85-7613-355-1

Capacitação de conselheiros: retratos de uma experiência em Mato Grosso de Sul de 2008 a 201

Descrição

Esta publicação, mais um volume da série Escola de Conselhos, retrata a produção de professores e cursistas do Curso de Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, realizado no período de julho de 2008 a dezembro de 2009, reunindo mais de 20 professores e 200 cursistas conselheiros, representando 73 municípios de Mato Grosso do Sul. A Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foi fruto de uma ampla parceria com o Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, que garantiu os recursos financeiros para essa realização. De igual importância foi a colaboração do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e das prefeituras municipais, oportunizaram a participação de seus conselheiros.

Autor:  Antonio José Angelo Motti et al.

Ano: 2012

ISBN: 978-85-7613-387-2

Formação continuada de socioeducadores, caderno 3: liberdade assistida, prestação de serviços a comunidade

Descrição

O objetivo deste material é subsidiar a reflexão crítica por parte dos profissionais envolvidos na tarefa da socioeducação e fomentar a pesquisa de outros materiais. Os textos que se seguem foram organizados a partir de ementas construídas por representantes de diferentes estados brasileiros para se tornarem uma referência nacional dos cursos de formação de socioeducadores, sem entretanto significar um “engessamento” de conteúdos. A condução desse grupo de trabalho foi feita pela Coordenadoria Nacional de Medidas Socioeducativas, da Subsecretaria Especial de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), da SEDH.

Autor: Maria Fernandes Adimari e Paulo C. Duarte Paes (orgs.)

Ano: 2012

ISBN: 978-85-7613-370-4

Formação continuada de socioeducadores, caderno 4: PIA – Plano Individual de Atendimento

Descrição

A ideia central do “Projeto Boas Práticas na Aplicação do PIA” é a identificação de instituições socioeducativas que já estejam aplicando o PIA; depois a realização de um seminário com o objetivo de troca de experiência e de proporcionar estudos relativos ao PIA. Os profissionais voltam então para suas instituições e durante alguns meses procuram qualificar a aplicação do Plano, com apoio da coordenação do projeto. Um novo seminário é realizado para que os socioeducadores apresentem resultados relativos à aplicação do PIA. Por último, todos são convidados a escrever artigos sobre o desenvolvimento do trabalho ou sobre fundamentos teóricos que possam ser úteis na metodologia de aplicação do PIA. O objetivo central do Projeto não é apenas conseguir desenvolver boas práticas na aplicação do PIA, mas divulgar e disseminar fundamentos teóricos e atividades práticas que sirvam de referência para outras instituições socioeducativas em diferentes regiões do Brasil. O presente livro fecha esse ciclo. Mesmo sabendo da transitoriedade de tais práticas, já que o PIA tem sua determinação legal tão recente, acreditamos que muitos artigos aqui publicados poderão subsidiar novos estudos e as práticas na aplicação do PIA.

Autor: Maria Fernandes Adimari e Paulo C. Duarte Paes (orgs.)

ISBN: 978-85-7613-437-4

Ano: 2013