Plano Diretor de Porto Murtinho é debatido com nova Administração do município

Postado por: Jeremias Sobrinho Sobrinho

Nos dias 2 e 3 de março, os representantes de parte da equipe que vem desenvolvendo a proposta de Plano Diretor para o município de Porto Murtinho  esteve reunida com integrantes da nova administração do município, liderada pelo Prefeito Nelson Cintra.

 

A equipe  foi composta por 6 professores pesquisadores da UFMS: Ângelo Motti, Antônio Hilário, Leandro Sauer, Eric Wilker e Maria Margareth Ribas e,  pela  UEMS, Fábio Ayres. A equipe contou ainda com a presença de 6 alunos  bolsistas dos cursos de

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Psicologia, Ciências Sociais e Geografia. A chegada à  sede do município se deu  no dia 1 de março, quando foram realizados uma série de levantamentos necessários aoa construção da proposta.

Na manhã do dia 2, com a presença dos integrantes do grupo instituído pelo Prefeito para a realização de estudo técnico do Plano Diretor de Porto Murtinho, composta por pessoas vinculadas a diversas áreas da administração municipal e convidados, foi realizada uma reunião de trabalho. Além do professores e alunos da UFMS e UEMS, os integrantes da equipe que permaneceram em Campo Grande, Maria Lucia Torrecilha, Dario Lima, Dary Werneck, Lusiane Torres, Luciane Pinho, Arlinda Dorsa, Francisco Bayardo e Rafael Fonseca puderam participaram de todo processo, pois a reunião que foi transmitida via google-meet.

O Coordenador de Campo, Angelo Motti, deu as boas vindas a todos os presentes, agradecendo ao Prefeito Nelson Cintra o convite para equipe estar no município para apresentação das informações colhidas até momento. Na ocasião foi feito um breve resgate de como tudo começou em 2019, fruto de uma articulação da Administração Municipal com a Coordenação Nacional da Rota Bioceânica, na pessoa do Ministro João Carlos Parkison com a equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional -MDR, sucessor da Ministério da Cidade nesse assunto.

A apresentação dos resultados obtidos até o momento ficou a cargo do Professor Fábio Ayres (UEMS) que retratou todos os passos da construção de um Plano Diretor, as áreas pesquisadas pelos integrantes da equipe, seus principais resultados, utilizando de mapas que puderam retratar o estado da arte de toda extensão territorial no tocante ao uso e ocupação do solo. Em seguida os membros da equipe que estavam presentes, bem como aqueles que acompanhavam pelo meet, puderam fazer exposições complementares. Diversas questões demostram a complexidade do ordenamento do município que ocupa a segunda maior extensão territorial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao final das apresentações o Prefeito expressou suas preocupações em relação as questões colocadas, em especial sobre a necessidade de ampliar o prazo para entrega do projeto de Plano Diretor para que a equipe, recém  nomeada por ele, possa se apropriar melhor sobre as informações produzidas até o momento e, junto com a equipe de professores pesquisadores, possam elaborar um projeto que contemple as demandas e pensamento da atual administração. A cidade ocupa lugar estratégico na consecução do corredor bioceânico e como tal deve sofrer grandes transformações, sendo uma das amis esperadas o aumento da população o que irá exigir o ordenamento da expansão habitacional.

No período vespertino do dia 2, os alunos continuaram com os trabalhos de levantamento de informações orientadas pelos professores pesquisadores. No dia 3, no Gabinete do Prefeito foi realizada mais uma reunião com seus principais assessores e com o próprio Prefeito Nelson, onde algumas dúvidas em relação ao processo de construção do Plano Diretor puderem ser sanadas, bem como acordado o compromisso das partes em tratar, nas instâncias competentes, da prorrogação de prazo para entrega final do projeto de Plano Diretor.

Compartilhe:
Veja também