Saiba como foi o Iº Módulo do Curso de Formação Continuada

Postado por: Jeremias Sobrinho Sobrinho

Um grande sucesso!!! Assim pode ser descrito o resultado final da realização do primeiro módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente realizado nos dias 25 e 26 de de fevereiro próximo passado. As aulas foram assistidas via Youtube e transmitidas pelo google meet, disponibilizadas pela Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

O início das atividades foi as 8 horas do dia 25,  a abertura solene contou com  a presença do Pró-Reitor de Extensão Cultura e Esporte da UFMS, Prof Dr. Marcelo Fernandes; do Defensor Público Geral da Defensoria Pública de MS, Dr. Fábio Rombi; do  Coordenador da Comissão Nacional de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente do CONDEGE, Dr. Rodrigo Azambuja Martins ; da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente Mônica Barbosa Macedo e do Director General del Instituto Intermericano del Niño – OEA, Víctor Giorgi.

Em seguida, as 9 horas,  os mais de 260 cursistas inscritos puderam assistir a Apresentação do Curso  realizada pela equipe do Programa Escola de Conselhos – PROECE/UFMS Jeremias Sobrinho e Angelo Motti e do NUDECA/ DPGEMS representado por sua Coordenadora Dra. Débora Maria de Souza Paulino.

As 10 horas foi realizada um a Palestra Magna com o tema “Introdução aos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no contexto do Conselhos Tutelares e de Direitos”, proferida pelo Prof. Dr. Prof. Humberto Miranda da Universidade Federal Rural de Pernambuco, coordenador da Escola de Conselhos de PE

As 14 horas deu início ao Painel  sob o temaAspectos psicossociais do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes” apresentado pela Profª Drª Silvia Koller (UFRG)  e pelProfª Drª Jacy Curado (FACH-UFMS).

 

Às 15:30horas foi o momento do Painel  A Ética no campo dos Direitos  Humanos de Crianças e Adolescentes:Prof.ª Drª Sandra Maria Francisco  de Amorin (FACH-UFMS)  que dissertou sobre Introdução à Ética no Campo dos DCA Sandra Amorim. Em seguida Profª Drª Claudia Araújo (CEPAN-UFMS), apresentou suas reflexões sobre essa importante assunto. Ao final, fechando o painel,  a Profª Msc Marlene Espósito  trouxe uma reflexão sobre ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES Marlene Espósito

 

No dia  26, as atividade tiveram início às 8:00h com o tema “Introdução aos Direitos Humanos”, desenvolvido pelo  Prof. Dr. Vladimir Silveira – ( FADIR/UFMS). Às 09:30h, foi a vez  do Juiz da Infância de São Paulo o Dr. Eduardo Resende – (TJ São Paulo) falar aos alunos sobre  “História, primeiras iniciativas e evolução dos direitos humanos de Crianças e Adolescentes”
Às 14 horas teve início a penúltima atividade do primeiro módulo com o  a aula ” A Evolução  Social da Criança” , tendo como expositora a Prefª. Draª Ângela Maria Costa (UFMS). No final do módulo a Profª. Ana Maria Assis (AL/MS, FADIR/UFMS) às 15:30h falou a todos sobre o tema ” Vida, liberdade e dignidade: Julgados internacionais e o olhar ao adolescente”  –(Casos Meninos de Rua x Guatemala e Paola Guzman)

Subsídios sobre conteúdo ministrado pela  Profª Angela Costa: Livro PHILIPPE-ARIES-Historia-social-da-crianca-e-da-familia (1)

Outros Subsídios sobre o Tema Geral do Módulo:

História dos direitos da criança no Brasil e no Mundo – UNICEF

Convenção sobre os Direitos da Criança unicef

Declaração Universal dos Direitos Humanos UNICEF

 

Confira aqui a listas dos cursistas inscritos no Curso, ordenados pelo município de origem:

Cursista Curso de Formação Continuada

Compartilhe:
Veja também