4º módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros trata sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes
O 4º módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros e de Direitos da Criança e de Adolescentes foi realizado online nos dias 23 e 24 de agosto. Na ocasião, os cursistas participaram de mesas redondas, palestras e depoimentos sobre o atendimento e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
No primeiro dia, os ministrantes foram a juíza da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Katy Braun do Prado, o promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS), Nicolau Bacarji Júnior, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Bárbara Camargo Alves, e o defensor público da Infância e Juventude da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPE/MS), em Corumbá, Alex Batista de Souza.
As autoridades debateram sobre a importância da integração das ações e procedimentos no âmbito dos órgãos que compõem o sistema de segurança e justiça da infância e adolescência. Para o promotor do MP/MS, Nicolau Bacarji Júnior, os conselheiros tutelares e assistentes sociais devem ter autonomia onde trabalham, principalmente, em comarcas pequenas, como as das cidades do interior do estado.
No segundo período do curso, o psicólogo Joseleno Vieira dos Santos, palestrou sobre as redes de defesa, proteção e promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Logo após, a socióloga, especialista e consultora em Políticas Públicas na área da Infância e Juventude e coordenadora do Instituto Aliança (BA), Graça Gadelha, explicou sobre os parâmetros para construção de fluxos de atenção às Crianças e Adolescentes.
Na terça-feira, 24 de agosto, dois painéis foram realizados. No período matutino, a conselheira tutelar de Costa Rica (MS), Glaúcia Gonçalves de Aquino, e a assistente social, Rosalina Aparecida Bacagini Couto de Franca (SP) debateram sobre a prática do trabalho em rede em seus municípios. Já no período vespertino, a conselheira municipal e vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Campo Grande (MS), Alessandra Rossi Cáceres Mendonça, a presidente do CMDCA de Nossa Senhora do Socorro (SE), Michelle Marry Costa Campos e o coordenador da Proteção Social Especial, José Aloísio dos Santos Junior debateram sobre o trabalho de conselheiros tutelares e assistentes sociais em conjunto nos seus órgãos de atuação.
Abaixo disponibilizamos os conteúdos do 3º e 4º módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros, que conta com a apresentação do material dos ministrantes e de textos adicionais.
Os materiais do 3º Módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros está abaixo:
Caderno_Sistematizado_de_Direito_da_Criança e do Adolescente
PROGRAMA 3º MÓDULO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Edurado Ramires Meza-CONTROLE SOCIAL
Vera Suguihiro – AS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO CONSELHO MUNICIPAL
DEmocratizar Gestão da Políticas Sociais – Rachel Raiquelis
O acesso aos materiais do 4º Módulo do Curso de Formação Continuada de Conselheiros já estão disponíveis:
FormaçãoConselheirosMS.RedesdeDefesa24.08.2021
ORIENTAÇÃO ELABORAÇÃO DE ARTIGO ATIVIDADE DE EXTENSÃO
Parâmetros para Construção de Fluxos de Atenção – Lei Graça Gadelha
FLUXOGRAMA CREAS CRIANCAS E ADOLESCENTES N. SRA. DO SOCORRO
TRABALHO ALESSANDRA ROSSI – IMPORTANCIA DO TRABALHO EM REDE (1)
Criancas_esquecidas_o_trabalho_infantil CMDCA REDE DE N. Sra. SOCORRO